TV e Internet: Inimigas ou aliadas?

Frente a frente, os 2 meios de comunicação mais populares do planeta. A importância de cada um se torna inegável a esta altura, já que a Televisão mudou a forma como as pessoas vêem o mundo, tornando nítido os fatos desde o inicio do século 20. A internet, mais recente, mudou a forma como as pessoas se comunicam e interagem, agrupando conhecimento  e rompendo barreiras, tornando tudo possível em apenas um clique.

15091

Ambas precisam de pessoas para as movimentar, e principalmente para utilizar o conteúdo gerado. Acredito que não há esta tão comentada “concorrência”, e que cada uma tem sua importância e característica única. Por exemplo, na busca por informação a internet sai na frente no quesito quantidade e possibilidades de fontes para a informação, porém, na TV todas essas informações já foram apuradas e repassadas, não exigindo esforço por parte do expectador. Em contra partida na internet há a opção de escolher a informação (ou segmento) que deseja, além de permitir a  escolha da hora em que se quer ver, enquanto na televisão você está submetidos a “grades”.

A interação Internet e Televisão se aproxima ainda mais quando falamos em Smart TVs ou, Televisores com acesso a internet (e que pode ainda aliar-se a tão esperada TV Digital). A junção destas facilidade traria largas vantagens as Televisão, já que ao assistir um comercial de TV, por exemplo, instantaneamente poderia se clicar e ir direto as compras, tudo pelo controle remoto, sem esforço algum.  Tudo bem que estamos longe desta plano ideal de TV Digital e que há ainda o “habito”, mas este assunto fica para outra postagem específica sobre a integração Internet e TV.

Enquanto essa integração total não avança, conflitos entre os meios surgem. O mais recente e mais comentado foi o caso da emissora Globo, que decidiu remover de suas postagens no Facebook todos os links, alegando que “O Facebook não é importante na distribuição da Globo. Representa menos de 2% na média, em alguns produtos menos de 1%”, afirma Juarez Queiroz, CEO da Globo.com .

Muito se falou sobre o tema, alguns defendendo a emissora no que diz respeito a dependência de grandes sites como Google e Facebook, que podem sim em alguns anos sumir, como aconteceu com o Orkut, e outros muitos criticando tal atitude, alegando que a Rede Globo não soube utilizar o poder das redes sócias, alegando que a maior parte de sua audiência esta lá e agora não tem acesso direto ao conteúdo devido a ausência de facilidades (links).

Entendo a posição da Globo e a posição das pessoas que comentaram sobre porém acredito que a questão vai além do que se vê. Basicamente tudo hoje na internet gira em torno de Visitação e venda de anúncios, para que esses visitantes vejam marcas. Então, logo entende-se que o Facebook com seu gigante alcance, estava tomando alguns anunciantes do Globo.com, tendo em vista a possibilidade de anúncios pagos na rede social, além de filtros mais específicos de quem atingiria, coisa que em um website como o Globo.com fica difícil, por ser aberto a todos, inclusive ao anônimo (que não se tem nenhuma informação sobre).Então esta pode ser a saída encontrada pela emissora para forçar o leitor a visitar sua página, e não mas só ler o resumo no Facebook, além de tentar deixar claro sua não dependência das redes sociais. Um erro ou um acerto ? Uma discussão longa em um meio ainda não explorado.

E você, oque achou a decisão da Emissora em não fornecer mais links de acesso em suas postagens nas redes sociais?

 
Rodrigo Angelotti dos Santos
Comunicação Social –Rádio e Televisão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s