Transmissões ao Vivo pela Internet. Uma nova TV ?

O número de transmissões de vídeo e áudio ao vivo pela internet cresce a cada dia,  e o público online parece gostar da tendência já que grandes empresas do ramo de tecnologias e de comunicação, como Google e Globo,  já utilizam da modalidade que chega mais com o intuito de complementar do que concorrer com outros meios.

E expansão da banda larga pelo país facilitou o acesso a essas transmissões ao vivo, já que é necessário nestes casos uma internet com alguns requisitos mínimos para que se carregue e execute o stream. O próprio Google libera a seus usuários uma versão do Hangout, que permite você transmitir um vídeo para mundo, ao vivo, direto de sua webcam por exemplo.

Prova de que o número de pessoas que já utilizam desta nova tecnologia cresce a cada dia, foram os números alcançados durante a última Champions League,  onde o Portal Terra realizou a transmissão ao Vivo, online, e diz ter alcançado 9,4 milhões de brasileiros e realizado durante toda a competição um total de 54 milhões de streamings de vídeo ao vivo e on demand. O destaque ficou por conta que desses números, um total de 15% foram executados de aparelhos portáteis como Tablets e SmartPhones. O Portal Globo.com também realizou a transmissão ao vivo da final da competição, inclusive gerando um programação especial voltada a transmissão online, com mais de 3 horas de pre jogo, locutores e comentaristas exclusivos e cobertura total do evento, tudo para a plataforma online.

Fato é que a demanda por vídeos online teve seu boom com o Youtube (e outros milhares de sites de compartilhamento de vídeo online) e a facilidade com a qual conteúdo vídeo é gerado na rede. As pessoas se acostumaram a buscar explicações para suas dúvidas, entretenimento, notícias, tudo em formatos audiovisuais numa evolução perfeita do que a TV se propôs a fazer.

Rodrigo Angelotti dos Santos
Comunicação Social –Rádio e Televisão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s