AM e FM juntas na mesma faixa de transmissão.

Venho agora trazer algumas informações e claro, minha opinião sobre o desligamento, ou em termos técnicos, o “switch off” do rádio AM o Brasil.

O que você, amante ou profissional da comunicação precisa saber é que o Ministério das Comunicações decretou que o que será feito ainda este ano é autorizar as rádios AM a se transformarem em rádios FM. Uma das pressões que existem de fazer o rádio digital aqui no Brasil é que a qualidade do rádio AM está caindo, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso, claro, prejudica muito a audiência.

Segundo o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, já foram feitos estudos que apontam viabilidade para a migração. “Com a digitalização da TV, nós temos os canais 5 e 6 (liberados), onde cabem muitas rádios”. Nós estamos fazendo uma solução que é importante, que é autorizar rádio AM para a faixa de FM. Isso vai ser assinado no dia 7 de Novembro.

Junto com toda essa transformação dentro do nosso dial, o que é importante deixar como informação é que onde hoje operam os canais de televisões analógicas (famosa faixa dos 700 MHz) será o canal do rádio AM. Criando assim, uma maior faixa de cobertura para o AM.

A partir de agora abro o meu questionamento sobre a inserção do AM na faixa do FM:

De um lado teremos uma boa parcela da audiência vinda do AM para FM, com isso maiores verbas publicitárias, diga-se de passagem, cada vez menores em nosso país. Teremos também um bom opcional para os jovens acompanharem mais o estilo do AM.

Outro fator importante e que já uma realidade, é as famosas rádios “AMezão”. Termo usado pelos radialistas, das emissoras com formato de AM mas que já estão no FM. Rádio como Band News FM e CBN já vem conquistando boa parcela da audiência no FM, com linguagem bem característica das emissoras de ondas médias.

Mas não vejo grandes benefícios vindos nessa migração. O rádio FM ficará congestionado e com isso, a audiência já existente no FM não aumentará nem reduzirá.

O que temos de concreto até o momento é que o Ministério das Comunicações e a ABERT estão discutindo a proposta de urgência, que será enviada ao Congresso Nacional para concretizar a autorização o mais rápido possível.

Na próxima postagem, falarei sobre como é feita a aferição da audiência no rádio e na televisão e como as novas plataformas digitais tem contribuindo para esta verificação.

Lucas Morgante

Anúncios

Um comentário sobre “AM e FM juntas na mesma faixa de transmissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s