Série – TV Digital no Brasil | Episódio 04 – Vantagens da TV Digital

E neste 4º Episódio da Série TV Digital no Brasil falaremos um pouco sobre as vantagens que a TV Digital oferece a população, as emissoras e aos anunciantes.

As principais vantagens oferecidas pela TV Digital no país, utilizando-se do Padrão ISDB-TB, são até o momento vantagens tecnológicas, sendo elas:

Vou resumir o assunto nos tópicos pois todos eles terão Episódios dedicados ao tema.

Alta definição de som e imagem: Certamente um dos principais e mais atrativos benefícios aos olhos do público. Boa parte da população migra para a TV por assinatura / satélite não apenas pela variedade de canais mais sim pela qualidade apresentada na entrega da imagem. Vale lembrar que o fato da transmissão ser digital não implica que a imagem seja de alta resolução, o HD como conhecemos. A imagem pode ser transmitida com a mesma resolução a qual é feita hoje (SD), porém através de um sistema digital capaz de suprir ou recompor a sequência de informações transmitida, gerando assim uma imagem sem falhas (fantasmas) e ruídos.

Interatividade: Uma vantagem que muito se ouve falar e pouco se vê, esta é a interatividade na TV Digital. Resumidamente a questão da interatividade se dá ao fato de que junto ao sinal de áudio e vídeo uma emissora pode transmitir outras informações, como por exemplo textos, imagens ou até links para posterior acesso à internet. Isso se torna útil na medida em que esta interatividade não seja apenas uma repetição da informação audiovisual e sim um complemento, algo que agregue para a audiência. Uma análise mais profunda sobre este tema foi feita em nosso 2º episódio, que você pode ver clicando aqui.

– Mobilidade e Portabilidade: Características trabalhadas e melhoradas para o Padrão Brasileiro de TV Digital, a mobilidade e portabilidade até o momento não causaram grande (r)evolução. A mobilidade acontece quando do uso de receptores/televisores por exemplo em veículos e meios de transporte público. Por questões técnicas, que não entraremos a fundo, a TV analógica não suporta este tipo de recepção em movimento, já a TV Digital é compatível e pode ser uma boa para pessoas que passam algumas horas do dia dentro de um ônibus ou metrô e que agora podem acompanhar seu programa favorito enquanto se deslocam até o trabalho, por exemplo. Já a portabilidade é a capacidade de recepção em aparelhos celulares, tablets, etc. Estes aparelhos podem facilmente contém um receptor digital, linguagem já utilizada nos mesmos.

– Multiprogramação: Umas das melhores, senão a melhor, vantagem oferecida pela TV Digital e que no Brasil está vetada. A multiprogramação resumidamente é a capacidade de se transmitir dentro de um mesmo canal (6MHz no Brasil) até 4 programações paralelas e simultâneas. Ou seja, uma mesma emissora poderia no mesmo horário transmitir um telejornal, uma partida de futebol e uma novela. Uma grande vantagem para o usuário, que ganha em variedade, porém uma grande incógnita para a emissora, que multiplica seus gastos de produção, fragmenta sua audiência e não encontrou um modelo de negócio que possibilite esta aplicação. Estas questões e outras discutiremos mais a fundo em um episódio futuro sobre a Multiprogramação.

Estes são alguns aspectos técnicos que ganham destaque neste primeiro momento da implantação. Outras questões começam a surgir na discussão das vantagens como por exemplo novos formatos para televisão, utilização social da interatividade, modelos de negócios, etc., mas esta discussão deixaremos para um próximo momento.

Vamos ao episódio:

Próximo episódio na Quinta-feira (26/04).
Dúvidas ou informações adicionais? Deixe nos comentários e melhore este conteúdo.

Rodrigo Angelotti

Anúncios

Um comentário sobre “Série – TV Digital no Brasil | Episódio 04 – Vantagens da TV Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s