Série – TV Digital no Brasil | Episódio 06 – Multiprogramação

O episódio nº 6 da Série TV Digital no Brasil tem como tema uma das melhores vantagens oferecidas pela TV Digital (na minha opinião), mas que, infelizmente, está com seu funcionamento vetado!

Como previamente explicado no Episódio 04, a multiprogramação como aplicação na TV Digital consiste basicamente na capacidade de uma emissora enviar em sua faixa de canal, programações paralelas e simultâneas, uma espécie de sub-canal com conteúdos diferentes passando ao mesmo tempo.

Como funciona?

Vamos usar o caso do Brasil para explicar. No modelo de concessão aplicada no Brasil, ainda com o sistema analógico, ficou determinado que cada emissora teria uma determinada faixa do espectro (espaço) pelo qual o mesmo seria transmitido. No funcionamento pleno do modelo eram necessários 6 MHz para o envio analógico das informações (áudio, vídeo, closed captions). Pois bem, com o sistema digital o que se tem é um melhor aproveitamento desta faixa de 6MHz destinado as emissoras, onde agora utilizando um sistema Digital para compactação e transmissão das informações uma emissora pode, por exemplo, enviar (transmitir) um programa em Alta Resolução ou até 4 canais com definição padrão SD (resolução semelhante a que ocorre hoje na transmissão analógica). E é ai que a discussão começa!

Exemplo:
No caso da multiprogramação a Rede Globo poderia ao mesmo tempo transmitir uma capitulo de telenovela, uma partida de futebol e um telejornal. Tudo simultâneo, paralelo e atendendo diferentes públicos.

Porém:
Vamos analisar a situação da emissora tendo em vista o atual modelo de negócio. A emissora que hoje tem uma cota X de patrocínio para produzir e exibir uma programação teria basicamente, e no mínimo, o custo de sua produção multiplicado por 3, já que haveria a necessidade de se produzir conteúdo inédito para ambos os canais. A pergunta que fica é: A cota publicitária se multiplicaria por 3 considerando que o público que assiste televisão é o mesmo e agora está fragmentado entre os canais? Em uma rápida análise desta situação começamos a entender a preferência das emissoras comerciais pela utilização da Alta Definição de imagem e não da multiprogramação, uma vez que o HD traz um benefício direto ao público e a emissora.

O caso é que no Brasil está vetada a utilização da Multiprogramação. O exemplo citado acima pode ter gerado uma certa “pressão” das emissoras para que houvesse este veto, mas podemos também considerar aqui outras hipóteses:

– O Governo deve estabelecer antecipadamente uma forma correta para o uso desta multiprogramação, uma vez que o que temos visto hoje na TV Aberta é o arrendamento de grandes horários da programação para terceiros (igrejas, televendas, etc.). Isso não é bom para o público pois a ideia inicial deste recurso é elevar as opções de conteúdo, inclusive educativos, na TV aberta através de possíveis segmentações.

– Abre-se uma grande brecha para contestações do tipo: Se não há mais espectro para concessão de novas emissoras então por que não aproveitar a multiprogramação e liberar para que novos canais possam aproveitar este espaço vago?

Como disse no início do post, na minha avaliação a multiprogramação é uma das vantagens mais incríveis da TV Digital justamente pelo fato de poder expandir o conteúdo televisivo que chega há 97% da população brasileira. Acredito que isso poderia ser utilizado para a expansão da cultura, do conhecimento, dos valores nacionais, ferramentas do governo, etc. uma vez que sabe-se o poder de influência deste meio.

Multiplicar as opções de conteúdo faz com que as pessoas consumam mais conteúdo. 

O tema é bastante complexo e teríamos ainda muitas informações para postarmos como por exemplo o case da TV Cultura (SP) no uso da Multiprogramação, mas fica para um próximo momento.

Tem outras informações que complementam ou contrapõe as que aqui foram apresentadas? Fique a vontade para comentar, será um prazer aprender novas coisas.

Até quinta.

Rodrigo Angelotti

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