Série – TV Digital no Brasil | Episódio 07 – O papel do Governo

Deixando um pouco de lado as questões técnicas relacionadas a TV Digital no Brasil, falaremos neste post um pouco sobre as questões conceituais relacionadas ao governo.

O Governo tem grande relevância e influência em todo este processo de modernização do sistema de transmissão, uma vez que, com seu apoio, surgiu o projeto para a implantação da televisão digital no país. Passando rapidamente pela história, o governo participou ativamente na definição do Padrão Brasileiro, onde acompanhou a execução dos testes de desempenho dos padrões já existentes e da criação do modelo nacional. Teve também papel decisivo quando da institucionalização do sistema, regulamentando seu funcionamento e seus pilares sociais para benefício da população.

Vamos avançar na história para discutirmos o que efetivamente se tem hoje e o que esperar do governo em relação a TV Digital. Como já discutido no último post, acredito que a chance ímpar de se melhorar as questões relacionadas ao conteúdo e a experiência dos usuários (antes telespectadores) seja um ponto forte onde o governo pode se dar bem. O governo pode, e deve, utilizar as tecnologias criadas para criar e divulgar serviços públicos, utilizando a rapidez e amplitude a qual a TV atinge a população em um país de dimensões continentais como o Brasil.

Além dos aspectos sociais o governo, através da ANATEL, deve se atentar na fiscalização das normas estabelecidas para o funcionamento pleno do sistema, acompanhando desde os prazos para a implantação até a execução das políticas para incentivo a cultura nacional (que não é de hoje).

A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) tem realizado um grande esforço no desenvolvimento de um ótimo projeto chamado Brasil 4D. Sobre este projeto comentei um pouco no episódio sobre Interatividade e que merece um post exclusivo ao projeto tamanho a iniciativa. Resumidamente se trata de um projeto no qual através do uso da interatividade o governo realiza ao mesmo tempo a Inclusão Digital e leva ao expectador (97% da população) serviços públicos através da tela, como por exemplo consultas ao FGTS ou auxílios governamentais, ou ainda o agendamento de consultas em postos de saúde de determinada comunidade. Ao final da série teremos um post para este assunto, mas você pode ir conferindo aqui algumas outras informações.

Tem alguma informação ou dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários !
Na próxima semana temos mais 2 episódios da Série TV Digital no Brasil, fiquem de olho no blog.

Rodrigo Angelotti

Anúncios

Um comentário sobre “Série – TV Digital no Brasil | Episódio 07 – O papel do Governo

  1. Muito bom post… Rodrigo
    Vou deixar minha contribuição aqui ….Os serviços digitais podem e devem oferecer mais do que jogos e redes sociais, a digitalização da televisão pode contribuir efetivamente para a melhoria dos serviços oferecidos pelo governo a população, em particular os mais carentes, transformar o chamado E-GOV em T-GOV , de forma efetiva e massificada . Falta talvez uma visão ampla das possibilidades de se fazer isso, mas tecnologia ja esta disponivel como demonstrado pelo projeto Brasil 4D !!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s