Série – TV Digital no Brasil | Episódio 08 – Segunda Tela

Neste 8º episódio da Série TV Digital no Brasil trataremos de uma questão curiosa e que não diz respeito a uma tecnologia proporcionada pela TV Digital mas sim de um “fenômeno” que nasceu por parte do telespectador, no uso diário da TV somado ao uso de outras mídias simultâneas.

Segunda tela (Second screen) é o termo dado ao uso de um dispositivo eletrônico adicional, comumente associado ao uso do celular ou tablet em paralelo ao uso da TV. Conceituado o termo devemos entender que pesquisas apontam que hoje mais de 50% da audiência assiste a televisão utilizando também outro dispositivo eletrônico. Como bem define André Mermelstein, a segunda tela é um fenômeno que nasceu dos usuários, que começaram a usar por exemplo o twitter ou outras redes sociais para comentar o que estava assistindo, de forma instantânea e síncrona a programação. Podemos perceber o sucesso deste uso em grandes eventos esportivos como a final do SuperBowl ou as partidas da Copa do Mundo, onde o número de pessoas comentando sobre estes eventos na rede chega à casa dos milhões em poucos segundos (aproximadamente 35,6 milhões de mensagens do Twitter e mais de 200 milhões de interações no Facebook).

Com a digitalização do sinal e a oportunidade de agregar serviços nesta segunda tela, as emissoras passaram a voltar sua atenção a ela e a desenvolver aplicativos próprios onde as pessoas poderiam fazer as mesmas coisas que já faziam, porém em uma rede específica da emissora ou programa e também com acesso a informações complementares simultâneas ao programa exibido. Como bem destacado pelo André Mermelstein, não se tem até o momento um case de sucesso destes aplicativos próprios.

Outra discussão é: Estaria a televisão virando a segunda tela, tendo em vista o foco de atenção e a intensidade de interação proporcionada pelos dispositivos móveis? Faça esta avaliação com você ou com pessoas ao seu redor, veja se a TV em muitas situações se tornou um objeto secundário enquanto utiliza o celular.

Muitas outras discussões podem ser levantadas quanto ao uso da segunda tela. Podemos imaginar um complemento as questões neste blog já postadas referentes a ferramentas sociais. Mas vamos guardar estes assuntos sociais para o post sobre o Projeto Brasil 4D.

Tem alguma informação complementar? Envie nos comentários.

Rodrigo Angelotti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s