Cronograma da TV Digital sofre novo atraso

Novamente o Switch-off sofre alterações em seu cronograma e com isso somente duas cidades possivelmente terão seus sinais analógicos desligados, sendo elas Brasilia e Rio Verde – GO. Todas as demais que estavam programadas, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, realizarão o desligamento somente em 2018 (alguém dúvida de um novo adiamento?).

A necessidade foi observada e aprovada pelo Gired, grupo que envolve várias empresas e está responsável pelo desligamento analógico. O fato começou a ser observado na cidade teste de Rio Verde-GO, onde muitas residências ainda não possuíam o receptor digital, bem como a capital paulista, onde seguindo o cronograma inicial o desligamento ocorreria no próximo mês de Maio.

Há neste momento um impasse entre o Gired e as emissoras, uma vez que existe a necessidade de acelerar este processo para liberação da faixa dos 700MHz para posterior utilização do 4G, porém as emissoras pressionam pois entendem que grande parte da população ainda não está preparada para a recepção digital da televisão, podendo assim ocasionar uma perda significativa de seu público.

Cabe neste momento além de uma análise imparcial sobre os interesses em jogo, tanto das emissoras quanto do Governo, entender qual a dificuldade que a população está encontrando nesta digitalização. Acredito ainda que muito além do custo envolvido na troca do equipamento está a ausência de informações e orientações sobre o tema. Grande parte da população  desconhece a necessidade da atualização do seu receptor para que possa continuar a assistir a televisão após a mudança. E é justamente neste ponto que as emissoras e governo podem se aliar em busca de uma melhor “conscientização em massa”, buscando com mais seriedade a implantação do Sistema de Transmissão Digital para a televisão no Brasil.

E você, o que pensa sobre este impasse? Deixe sua opinião!

Rodrigo Angelotti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s